segunda-feira, 11 de junho de 2012

1ª e 2ª semana - Turma Manhã

Primeira e segunda semana do PJU  - Grupo da Manhã 
Explorações: Centro de São Miguel (26.04.12) e Galeria do Rock (03.05.2012)
Educadora: Amanda 

Nem parece está passando tão rápido e tão intenso. O tempo tem dessas coisas um mês pode passar  despercebido na nossa vida, até mesmo um ano todo pode passar despercebido, mas não foi o que aconteceu com o inicio do PJU. 

Em 24 de abril, iniciamos a  jornada no Programa Jovens Urbanos no Instituto Alana.  Desde então, novos participantes chegaram outros tiveram que nos deixar por diversos motivos.  Tivemos a oportunidade de discutir diversos temas e sabemos que temos muita coisa ainda pra discutir, mas como tudo tem um começo, iniciamos uma reflexão sobre nossa história  de vida, sobre o que esperamos de nossa vida.  Sobre o que esperamos do programa e quais os lugares gostaríamos de visitar.

Nosso primeiro encontro começou animado cheio de perspectivas.  A turma pesquisou na internet "Tudo sobre o PJU" . Em seguida discutimos em grupo discutimos o que se entendia e o que ficou confuso. Esclarecidas as primeiras dúvidas sobre o PJU, conversamos sobre a "História de Nossos Nomes".  Alguns não sabiam e ficaram de perguntar para os pais em casa.
Ficou mais fácil de nos conhecer com uma atividade em que nosso colega tinha que adivinhar os nossos nomes, idade, cores, prato  e banda favorita. E em um só dia ainda tivemos tempo de conhecer todos os espaços do Instituto Alana e nos encantamos com o Projeto de Percussão.







                No segundo dia nos conhecemos melhor na dinâmica das afinidades, rimos bastante descobrindo quem era parecido a gente e quem era diferente.  Foi confeccionado o “Cartas das Possibilidades” onde cada dupla pesquisou lugares legais para se conhecer na cidade e justificou os motivos. Para finalizar cada um fez o seu Brasão da História de Vida e Perspectiva .  Foi difícil lembrar o passado, difícil também pensar o que queremos para o futuro , mas valeu a pena tentar.

                
Logo no terceiro dia fizemos a nossa primeira exploração – pertinho de casa – Praça do Forró.  Lais Monique contou que apesar de sempre passar por Siguel Miguel não tinha reparado tantos detalhes. Comentaram “nossa se foi legal por aqui imagina quando a gente for pra longe”.
Nessa exploração observamos de perto a Capela de São Miguel, mas não conseguimos entrar porque necessitava de agendamento. Combinamos que em faríamos outra exploração para conhecermos especificamente a Capela que é um importante marco de São Miguel Paulista e da cidade de São Paulo. 


Visitamos a Catedral de São Miguel, observando a arquitetura.  Logo depois , fomos ao Mercadão de São Miguel. Entramos nas lojas , o grupo entrevistou os comerciantes e descobriram que o publico que mais frequenta o mercadão são adultos para comprarem itens a serem usados em suas casas e também nos negócios próprios, pois muitos são comerciantes e encontram bons preços no mercadão. 



















              
  Na segunda semana trabalhamos bastante no Acordo de Convivência pensando no que é importante para vivermos  juntos e com qualidade.  No mesmo dia cada um criou a sua  marca pessoal que foi a maneira utilizada para  assinar o acordo. E ainda iniciamos a discussão sobre juventude. O que é ser Jovem? Qual é o meu estilo?
Nos organizamos para explorar pela primeira vez o Centro da Cidade e a Galeria do Rock.


Durante a exploração no centro da cidade pudemos apreciar um pouco o Viaduto do Chá , lá mesmo conversamos sobre a história do local e as transformações ocorridas até chegarmos aos dias de hoje. Todos se impressionaram com a beleza do centro e também aproveitamos para entrar em contato com a poesia de Mario de Andrade e Fernando Pessoa. 



Chegando na Galeria do Rock - uma surpresa -  gente diferente, cabelos de cores diferentes, roupas estranhas, mas também encontramos pessoas parecidas com a gente. 
O grupo conseguiu identificar as diversas tribos urbanas e todos ficaram a vontade para circular e ficar mais tempo onde se identificasse. 

E nessa salada que é nossa cidade. Voltamos cansados no trem, mas felizes com as descobertas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário